Investigado na Lava Jato e contra o Impeachment: conheça o novo presidente da Câmara Waldir Maranhão

Maranhão é um dos 47 políticos autorizados a serem investigados na época em que o ministro Teori Zavascki concedeu a abertura de inquérito da Operação Lava Jato

waldir maranhão
 
O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) assume a Presidência da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (05) após o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), determinado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apresentou denúncia acusando Cunha de tentar interferir na condução das investigações da operação.
 
Investigado na Lava Jato
 
Waldir Maranhão foi eleito vice-presidente da Câmara em fevereiro de 2015, com o apoio de Cunha e está no terceiro mandato de deputado federal. O primeiro foi entre 2007 e 2011, quando o político ainda era filiado ao PSB. Já pelo PP, ele se elegeu novamente nas eleições de 2010 e de 2014. Com o apoio de Cunha, Maranhão limitou a investigação no Conselho de Ética sobre o então presidente da Casa. Com isso, o peemedebista não poderá ser investigado sobre as acusações de que teria recebido propina, conforme relato de delatores da operação Lava Jato.
 
Assim como Eduardo Cunha, Maranhão é um dos 47 políticos autorizados a serem investigados na época em que o ministro Teori Zavascki concedeu a abertura de inquérito da Operação Lava Jato. Segundo o depoimento do doleiro Alberto Youssef na delação premiada, Maranhão fazia parte de um grupo de menor expressão do PP que recebia repasses mensais entre R$ 30 mil e R$ 150 mil da "cota" da legenda no esquema de corrupção da Petrobras. 
 
Contra o Impeachment
 
Na votação na Câmara que decidiu pela continuação do processo de Impeachment da presidente Dilma Rousseff, no dia 17 de abril, Maranhão foi um dos quatro deputados do PP que decidiu votar contra. A maioria dos deputados do partido - 38 de 45 - votou a favor do prosseguimento do processo.