General Theophilo destaca interior do Ceará e fala de combate ao tráfico em entrevista da TV Diário

O candidato do PSDB foi o terceiro convidado da sabatina do Diário na TV

O general da reserva do Exército, Guilherme Theophilo, do Partido Social Democracia Brasileira (PSDB), é o terceiro entrevistado da série especial do Diário na TV com os candidatos ao Governo do Ceará. Na conversa desta quarta-feira (12), o militar expõem os principais pontos da campanha, que tem como foco o interior cearense.

> Aílton Lopes propõe soluções para insegurança pública em sabatina da TV Diário

No encontro conduzido pela jornalista Danielly Portela, o postulante ao cargo de chefe do Executivo estadual conta que seu principal objetivo é tornar o Ceará “desenvolvido e com progresso”. Para realizar esse feito, Guilherme Theophilo explica que, caso seja eleito, dará a mesma quantidade de atenção para os 184 municípios nas diferentes esferas do poder público.

> Camilo Santana fala sobre desafios e foco na segurança pública em sabatina da TV Diário

Em áreas como a da saúde, o general aposta no investimento em políticas primárias nos hospitais municipais do Ceará para acabar com o número excessivo de pacientes na rede de saúde da Capital.

“Se a atenção primária não está sendo bem feita, qualquer doença simples ajuda a superlotar os hospitais de Fortaleza, que são responsáveis pela atenção secundária e terciária. Então, a proposta é garantir a filtragem natural, que é responsabilidade dos municípios, através das UPAs, policlínicas, postos de saúde e principalmente por meio do agente de saúde”, explica o candidato.

Segurança

Ao ser questionado sobre como combateria o tráfico de drogas no Estado, Guilherme Theophilo afirma que é possível controlar o problema sem a ajuda do Governo Federal ou do Exército, apenas com os “órgãos de segurança pública”. O psdebista propõem um modelo baseado em três pontos principais para solucionar o que classifica como “alimento do crime”.

“Usando basicamente o tripé da segurança pública, que 'chama-se' inteligência, tecnologia e fiscalização. Não existe país no mundo que vá querer reduzir o consumo de droga se não tiver fiscalização”, diz. Assista a entrevista completa no vídeo do Diário na TV.

O candidato pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), Francisco Gonzaga, será o quarto entrevistado da série do programa da TV Diário nesta quinta-feira (13).