Eunício Oliveira (PMDB-CE) é eleito o novo presidente do Senado com 61 votos

A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa

Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito o novo presidente o Senado para o biênio 2017/2018. Ele teve 61 votos, contra 10 votos do senador José Medeiros (PSD-MT). 10 votos foram em branco.
 
A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Calheiros passará a ocupar a liderança do partido na Casa, cargo antes ocupado por Eunício.
 
A sessão deveria ter começado às 16h, mas só teve início às 17h35 porque os líderes partidários fizeram longas reuniões para definir a ocupação dos demais cargos da Mesa Diretora, conforme a regra da proporcionalidade das legendas.
 
Por enquanto, há acordo para os primeiros cargos da Mesa. Assim, a 1ª Vice-Presidência será ocupada por Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a 2ª Vice-Presidência será de João Alberto Souza (PMDB-MA) e a 1ª Secretaria ficará com José Pimentel (PT-CE). Há ainda impasse sobre a situação das segunda, terceira e quarta secretarias.
 
Eunício
 
Líder do PMDB, Eunício Oliveira (PMDB-CE) é senador desde 2011. Antes, havia sido deputado federal em três legislaturas (de 1999 a 2010). Na Câmara, ele foi líder do PMDB entre 2003 e 2004 e vice-líder do partido em diversas oportunidades. Em 2004, foi ministro das Comunicações, cargo que ocupou até 2005. 
 
Senado
 
A presidência do Senado é um cargo muito visado pois, além de ser, atualmente, o segundo nome na linha de sucessão da Presidência da República devido ao cenário político pós-impeachment, cabe ao presidente do Senado organizar o andamento dos trabalhos no parlamento. É ele quem determina as matérias que serão votadas ou não naquela legislatura, retira projetos de pauta, transforma a sessão pública em secreta, impugna proposições, decide sobre questões de ordem, gerencia a posse e vacância das cadeiras, entre outras competências.