Eunício Oliveira diz sofrer discriminação por ser nordestino em sabatina da TV Diário

Ele é o primeiro convidado da série de entrevistas com os principais candidatos cearenses ao Senado

O programa Diário na TV inicia, nesta segunda-feira (17), uma série de entrevistas especiais com os candidatos cearenses ao Senado Federal com melhor colocação nas pequisas eleitorais. O filiado ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Eunício Oliveira, é o primeiro convidado da sabatina.

O atual presidente do Senado fala sobre a influência no andamento das obras da transposição do Rio São Francisco e no envio de dinheiro público para “todos os municípios” cearense.

Na entrevista conduzida pela jornalista Danielly Portela, Eunício Oliveira conta que se sente discriminado dentro da casa legislativa. “Não é fácil ser nordestino e sentar naquela cadeira. Ainda, infelizmente, no Brasil tem discriminação por orientação sexual, por cor, por sexo. Ainda não conseguimos que as mulheres tivessem a mesma condição de salário que tem os homens, mas precisamos lutar por isso. É a mesma coisa do 'sul maravilha'”.

O candidato ainda aproveitou a conversa para frisar que neste ano o Ceará elege dois nomes para compor o Senado, diferente das eleições de 2014, quando apenas um postulante foi eleito. Assista a entrevista completa no vídeo do Diário na TV.

Nesta terça-feira (18), Eduardo Girão do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) é o segundo entrevistado da série especial.

O que faz um senador?

No dia 7 de outubro, além de votar em presidente, governador e deputados, os brasileiros também vão escolher dois senadores para representar cada estado. Ao todo, 13 cearenses concorrem ao cargo, que tem o mandado com duração de oito anos, sem limite de reeleição.

Assim como a Câmara dos Deputados, o Senado Federal compõem o poder Legislativo brasileiro, então os senadores possuem o papel de criar, modificar, revisar e aprovar leis e emedas à Constituição Federal do Brasil.

Os ocupantes do cargo federal tem, entre outros, a função de defender os direitos dos estados, enquanto deputados representam a população. Em votações importantes, como lei orçamentárias anuais, os senadores devem cuidar dos interesses do estado que representam.