Cearense Eunício Oliveira concorre a presidência do Senado; saiba como será a votação

O peemedebista foi indicado pela maior bancada e é o favorito. Já o concorrente, José Medeiros (PSD), aposta no voto secreto para atrair divergentes

O senador cearense Eunício Oliveira (PMDB) e o mato-grossense José Medeiros (PSD) vão disputar a presidência do Senado Federal, nesta quarta-feira (1º), para o biênio 2017-2018. Líder do PMDB, Eunício foi indicado pela sigla durante uma reunião, nesta terça-feira (31), na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros. O PMDB compõe a maior bancada do País. Medeiros, que é vice-líder do governo, aposta no sigilo do voto para ganhar o apoio de divergentes. As inscrições são permitidas até o início da sessão, previsto para às 16h, no horário de Brasília.

Tradicionalmente, o partido com a maior bancada fica com a Presidência, mas são comuns candidaturas alternativas. Eunício está no primeiro mandato, é senador desde 2011. Antes, foi deputado federal (1998-2010) e ministro das Comunicações (2004-2005) durante o governo Lula.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, elogiou a indicação e disse ter certeza de que o colega, se eleito, fará um bom mandato. "O Eunício tem experiência, liderança e espírito público. Saberá conduzir o Senado neste momento particularmente muito difícil da vida nacional". 

Oponente

O senador José Medeiros foi eleito em 2010, como suplente de Pedro Taques, e assumiu o mandato em 2015 quando o titular tornou-se governador do Mato Grosso. Ele iniciou sua atuação parlamentar no PPS, mas migrou para o PSD no início de 2016. Medeiros organizou uma reunião aberta na última terça-feira (31), no qual convidou todos os senadores que tivessem interesse em ouvir suas propostas ou em sugerir mudanças na condução do Senado. Ele afirmou que decidiu lançar seu nome à presidência para gerar debate em torno da eleição e do cargo.

Eleição na Câmara

Já na Câmara dos Deputados, a eleição acontecerá na próxima quinta-feira (2). O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM) disse, nesta terça-feira (31), que vai disputar a reeleição. A possível candidatura dele já vinha sendo alvo de questionamentos dos adversários na Justiça. Um dos pedidos foi feito pelo deputado cearense, André Figueiredo (PDT) que também disputa a eleição. O parlamentar cearense declarou que conta com o apoio do PT.