Ceará deve receber 1,2 mil poços e 6 novas barragens

O governador do Ceará, Camilo Santana, esteve na Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira (25), para um debate fundamental em tempos de estiagem no Nordeste: projetos para a convivência com a seca. 
 
O chefe do executivo estadual destacou pontos importantes do plano estadual, com a priorização do abastecimento humano. Segurança hídrica e alimentar, sustentabilidade econômica, conhecimento e inovação são os eixos de atuação do plano apresentado pelo governador. 
 
Além de ações emergenciais, baseadas na previsão de um quarto ano consecutivo de estiagem, o cronograma inclui medidas estruturais a médio e longo prazo, como a conclusão do primeiro trecho do Cinturão das Águas e a construção de 6 novas barragens.
 
A previsão é de que, em todo o Estado, 1.200 poços sejam perfurados e que mais 19 adutoras sejam montadas, além das 9 já em andamento. As obras estão orçadas em R$ 620 milhões, R$ 117 milhões de verbas estaduais. O restante virá da União. Para garantir os recursos, Camilo Santana vai a Brasília.
 
O governador também deve cobrar a conclusão da transposição do rio São Francisco e a ampliação do programa Garantia Safra para 12 meses. Segundo o chefe do executivo, a participação federal também é indispensável para manter os projetos de irrigação.