Exposição em formato drive-thru chega ao estacionamento da Arena Castelão

Etapa final do projeto Arte de Rua - Mudando Vidas, a exposição apresenta obras realizadas por artistas e jovens nas unidades Barra e Jangurussu dos Cuca. Entrada é gratuita

Legenda: As oficinas que resultaram nas obras foram realizadas em dezembro
Foto: Moisés Viana

Fruto do trabalho realizado por artistas e aprendizes, a exposição do projeto Arte de Rua - Mudando Vidas começou na última quinta-feira (07), no estacionamento da Arena Castelão. Composta por uma série de painéis produzidos durante as oficinas de grafite do projeto, a mostra tem formato drive-thru, com toda a visitação sendo realizada dentro dos veículos, de forma a manter a segurança dos visitantes. O evento é gratuito e ocorre de quinta a domingo, durante três semanas de janeiro, mediante inscrição prévia on-line

Para quem não possui carro, 10 veículos são disponibilizados pela organização do evento, que serão higienizados após o uso. “Esse formato é pensando, primeiramente, na questão da segurança de todos que vão conferir a exposição. Eu acho que é bem diferente, é uma nova experiência, é uma nova relação que você vai ter da obra”, explica Thyagão, artista visual e responsável pela curadoria artística do projeto. 

As atividades de formação foram realizadas em dezembro nas unidades dos Cucas Barra e Jangurussu, com foco nos moradores do entorno, durante cinco dias, tendo se encerrado no sábado (19). Os artistas convidados foram Laura Holanda, Luci Sacoleira, André Nódoa, Zé Victor e Daniel Chastinet, que atenderam a 60 participantes, 30 em cada unidade. O projeto é realizado pela TV Diário, com patrocínio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. 

Para Thyagão, o principal benefício do projeto foi a participação coletiva dos facilitadores junto aos jovens nos Cucas. “Essa interação de fazer uma oficina com a metodologia da prática foi muito gratificante para ambos os lados, tanto dos alunos como dos facilitadores, porque eles puderam conhecer novas técnicas. Puderam conhecer o processo de criação, da tela em branco até a exposição.”

Parceria com a juventude

O artista visual André Nódoa define como “incrível” a experiência de participar do projeto junto aos jovens nos Cucas. “Eu nunca tinha pintado uma tela com tantas mãos e ideias diferentes, e esse foi o grande desafio do projeto, fazer com que todos, com a sua individualidade, pudessem se sentir parte de um todo equilibrado na pintura.”

Legenda: 60 jovens participaram das atividades
Foto: Moisés Viana

“Exposição drive-thru é uma boa saída para esse momento delicado de pandemia que estamos passando. Dessa forma, é possível ter um pouco da experiência de ir para uma galeria, sem deixar de lado todos os cuidados que o momento exige”, avalia André Nódoa.  

Para a artista visual Luci Sacoleira, um dos principais objetivos do projeto foi incentivar que os jovens continuem a manter a prática do desenho e da pintura no dia a dia, como forma de se aperfeiçoarem na arte, para quem desejar seguir nesse caminho. “Tem aquela coisa de brincar na hora de fazer, principalmente os mais jovens. Você notava que eles estavam com muito gás, com muita vontade de pintar. Acabou que a gente achava que era uma grande tela, e se mostrou um espaço pequeno.”

“Os protagonistas desse evento foram os artistas e todos os 60 participantes que produziram arte num momento tão difícil, tão complicado como este, vivendo com essa pandemia para amenizar todo o sofrimento de um ano tão difícil. Acho que vai ser uma experiência bem bacana pra quem puder conferir a exposição”, reflete Thyagão.

Serviço

Exposição “Arte de Rua - Mudando Vidas”
Local: Estacionamento da Arena Castelão - Av. Alberto Craveiro, 2901
Datas: 07 a 10/01 - 14 a 17/01 - 21 a 24/01
Horário: 13h às 20h45
Entrada gratuita

Inscrições via formulário on-line disponível aqui.