Número de escolas no padrão desejável cresce 875% em quatro anos em Fortaleza

Em 2012, apenas 9% das instituições de educação municipal estavam dentro do nível desejável de alfabetização.

Fortaleza atingiu o melhor no resultado no sistema de avaliação estadual desde 2012. Há quatro anos, apenas 9% das escolas municipais estavam dentro do nível desejável de alfabetização. Em 2016, são 96% que estão ensinando as crianças a ler e escrever na idade certa. O crescimento desses quatro anos foi de 875%. Esses e outros dados do sistema de avaliação permanente da educação básica do estado do ceará, Spaece, foram divulgados nesta quinta-feira (23).

O prefeito Roberto Claudio comemorou o resultado e reforçou a conquista como sendo resultado de vários atores e ações. Ele ressaltou que, além da ampliação do número de escolas, o nível subiu.

"Nós implantamos o mérito na gestão escolares, ampliamos em quase 80% as matrículas de creche e estamos perto de universalizar as matrículas de pré-escola, implantamos o tempo integral, fizemos concurso público para professor, garantimos o piso do magistério e avaliação. Tudo isso ajudou para que tivéssemos uma profunda transformação da rede. Depois de anos, sendo a pior educação do Ceará, esses quatro anos construíram um legado de transformações importantes na rede", listou o gestor municipal a TV Diário.

O estudante José Natanael Soares fez o teste e revelou orgulhoso o resultado. “Muito fácil. Eu estudei muito para acertar tudo dela”, disse o pequeno.

Desafio: português e matemática

Além do 2º ano, também  houve melhora no desempenho da proficiência de Português e Matemática do 5º e 9º ano. Na Língua Portuguesa, a proficiência dos estudantes do 5º ano saiu de 199,4 pontos, em 2012, para 212,6 atingindo a média estadual em 2016. No 9º ano, o salto foi ainda mais expressivo. Saiu de 246,4 para 257,6 pontos.

Em matemática, um dos maiores desafios do Estado, a Capital também registrou melhora. O 5º ano passou 204,2 para 220,5 pontos de proficiência. Já o 9º ano registrou 251,6 pontos de competência diante do 247,3 do resultado de há quatro anos.