Inicia nesta sexta-feira (3) a matrícula para aprovados no Sisu

A entrega da documentação para formalizar o processo vai até a próxima terça-feira (7) nas cinco instituições cearenses, que ofertam juntas 10.662 vagas em cursos de graduação presencial

O sonho de ingressar no Ensino Superior para alguns estudantes fica mais próximo com a abertura, nesta sexta-feira (3), do período de matrículas para os candidatos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A entrega da documentação para formalizar o processo vai até a próxima terça-feira (7) nas cinco instituições cearenses, que ofertam juntas 10.662 vagas em cursos de graduação presencial. O não comparecimento do aluno no local de oferta do curso implica na suspensão da vaga

Cerca de 2,5 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 se inscreveram no Sisu para o primeiro semestre de 2017. Como o sistema permite que o candidato faça duas opções de curso, o número de inscrições chegou a quase 5 milhões. A lista de selecionados em cada instituição, o edital e o cronograma de chamadas estão disponíveis na página do Sisu na internet.

Oferta

Somente na Universidade Federal do Ceará (UFC) são oferecidas 6.288 vagas em 110 cursos nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús, sendo a Instituição com mais oportunidades. Os horários de atendimento para solicitação de matrícula dos selecionados são de 8h30 às 11h30 e 14 às 17h.

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu 2.430 vagas para o semestre 2017.1 também por meio de seleção do Sisu. São 72 cursos com horários de aulas em todos os turnos. Nos 20 campi do Ceará, o horário em que os novos alunos devem fazer a matrícula é de 8h às 12h e 14h às 17h em todas as unidades.

Para os cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) são 1.071 vagas somando os campi de Fortaleza, Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Quixadá, Iguatu e Tauá. Pelo cronograma da instituição, os atendimentos têm início às 9h e terminam às 17h.

Já na Universidade Federal do Cariri (UFCA), os estudantes aprovados nos 40 cursos de graduação devem fazer a matrícula nos horários de 9h às 12h e 14h às 17h (cursos em Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte) e 9h às 12h e 13h30 às 16h30, em Brejo Santo. A Unilab oferece 273 vagas para os seis cursos de graduação e orienta que as matrículas acontecem de 9h às 12h e retorna à tarde, de 13h às 16h.

Lista de espera

No próximo dia 16, serão convocados os candidatos que integram a lista de espera do Sisu, aqueles que não foram selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula. Para integrar a listas de espera, o participante deve manifestar interesse até o próximo dia 10.

Prouni 

Esta sexta-feira (3) também é o último dia de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos, com base nas notas do Enem, alinha inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do programa.