Estudantes da Unilab reclamam dos problemas na instituição

Com o atraso do auxílio moradia, fator indispensável para permanência dos alunos, universidade é alvo de duras críticas

Grupo de estudantes estrangeiros da Unilab se reuniu na tarde desta quarta-feira (23), no Campus Liberdade, para protestar sobre uma série de problemas estruturais e financeiros que estão passando.

Dentre as reivindicações, estão o pagamento dos auxílios aluguel e alimentação, atrasados há quase 3 meses, e assistência médica.

Descaso

Domingos Cá, estudante, denuncia a situação complicada que está vivendo em um local pequeno, dividido ainda com mais 4 colegas.

"Tem umidade, tem tudo mais. Como se consegue viver aqui em paz? Pensamos que íamos ficar em uma residência escolar, mas não, aqui está pior", declara o estudante.

Para Faustino Manoel, conselheiro dos estudantes, a universidade enganou a todos no quesito moradia e auxílio.

"Eles trazem os estudantes mas não cumprem as diretrizes da Unilab, em que o estudante tem direito a morar na residência, sem pagar nada e recebendo auxílios, questões médicas e de lazer. E essas promessas não estamos vendo", denuncia.

Problemas continuam

Os denunciantes ainda indicam que o outro campus da universidade - Palmares - também passa pela mesma situação. A estudante Valônia Lemos relata sobre a falta d'água e baixas condições para manutenção dos alunos.

Segundo ela, mesmo com um manifesto redigido pelos estudantes, apenas um garrafão de água foi cedido para solucionar o problema. "A universidade não tem água potável, passamos três dias sem água e a administração nada fez para resolver", aponta Valônia.

Recursos

Segundo nota divulgada pela assessoria da universidade, os recursos devem estar disponíveis nesta quinta-feira (24) em conta bancária.