Estudante de São Gonçalo do Amarante é aprovado em Medicina na Rússia

Do caloroso litoral oeste cearense para o gelado oeste da Rússia. Uma mudança e tanto para o jovem Tércio dos Santos, de 25 anos.
 
Natural de São Gonçalo do Amarante, ele já serviu à Marinha por 4 anos, 3 deles no Rio de Janeiro, onde chegou a cursar e trancar Engenharia Química, tudo sem abandonar a rotina de estudos e um sonho: cursar Medicina.
 
"Cheguei a trabalhar no hospital da Marinha, na área de enfermaria, sempre fazendo vestibular e cursos que me aproximassem da Medicina", relembra.
 
Tércio vai pra Kursk, cidade de 420 mil habitantes, que fica a 500 Km da capital Moscou. A aprovação na Universidade Médica Estatal de Kursk veio a partir de contatos com a Aliança Russa, em São Paulo. Após a apresentação do histórico escolar e da aprovação em uma entrevista, o objetivo ficou mais próximo.
 
"Diferente da Argentina, Cuba e Bolívia, onde você só poderia trabalhar no país que se formou ou no Brasil, fazendo o 'Revalida'. Já na Rússia, de acordo com o tratado de Bolonha, você pode trabalhar em qualquer país da Europa", explica Tércio.
 
Para a dona Neuda Santos, a saudade de um dos 4 filhos não vai ser nada perto do orgulho. "Para mim, o que me orgulha mais é ele ser tão novo e correr atrás dos objetivos dele", empolga-se.
 
As aulas de Medicina começam em setembro e Tércio tem pouco mais de 6 meses para se preparar. Um dos principais obstáculos será o clima; no inverno, as temperaturas em Kursk podem chegar a -30º. Outro problema é o idioma: o russo, além de não ter nada a ver com português, tem um alfabeto completamente diferente.
 
Para iniciar a adaptação e os cursos necessários para ingressar na faculdade, Tércio dos Santos já viaja em abril, quando irá estudar ciências biológicas, inglês e russo até o mês de agosto.
 
O governo russo dá incentivo financeiro aos alunos, mas cada semestre deve custar por volta de R$ 7 mil, entre estudos, moradia e plano de saúde. Além do apoio da mãe, Tércio tem contado com a ajuda dos amigos.
 
"Eles estão organizando rifas, nas redes sociais eles fizeram uma vaquinha para pagar minha passagem", comenta Tércio.