Estudante cearense representa o Brasil em convenção internacional de eletroquímica

O projeto de Pedro Henrique pode ajudar a diminuir os custos do combustível e reduzir a emissão de poluentes

Estudante de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pedro Henrique Alves Sobrinho, de 21 anos, embarca neste sábado (28) para representar o Ceará no 229º Encontro da Sociedade de Eletroquímica, que acontece na Califórnia, nos Estados Unidos, entre os dias 29 de maio e 2 de junho.
 
> Conheça a Sociedade de Eletroquímica
 
O projeto se trata da análise de ligas de Magnésio, que é um material resistente e mais leve que o ferro, podendo ser utilizado, por exemplo, nas rodas de um carro. "Devido à baixa densidade, ele pesa menos, o que pode significar uma diminuição dos gastos de combustível num veículo, tendo um bom impacto na emissão de poluentes", explicou Pedro.
 
A oportunidade surgiu graças a um trabalho desenvolvido pelo cearense durante o período em que estudou na Universidade de Toronto, no Canadá, em intercâmbio pelo programa Ciências Sem Fronteiras, do Governo Federal.
 
Segundo Pedro, tudo começou quando, em uma de suas aulas, conheceu o professor Steven J. Thorpe e se voluntariou para trabalhar em seu laboratório com pesquisas sobre corrosão de materiais. O professor levou o estudante para um estágio, no qual ele conheceria os companheiros com quem trabalharia no desenvolvimento do projeto.
 
> Saiba mais sobre o laboratório
 
"Um russo, um chinês e dois canadenses trabalhavam comigo e foram fundamentais para minha adaptação e o sucesso do meu trabalho dentro do grupo", disse Pedro.
 
O título do trabalho "Efeito dos Parâmetros de Processo nas Propriedades de Resistência à Corrosão de Revestimentos PEO Produzidos em Ligas de Magnésio AZ31B". O nome é complicado, mas Pedro facilita. "(O projeto) é sobre os parâmetros que melhoram a resistência da liga metálica usando um revestimento de plasma", disse o estudante.
 
O jovem se mostrou bastante entusiasmado com a oportunidade. "Essa é minha primeira conferência internacional, uma grande chance de mostrar o trabalho que fizemos em Toronto e de conhecer profissionais de extrema capacidade tanto da academia como da indústria. Espero que nosso trabalho mostre resultados importantes para que a aplicação do material seja vista cada vez mais na indústria", comentou esperançoso.
 
O trabalho é de autoria conjunta dos estudantes:
 
> Yuri Savguira - Rússia (Universidade de Toronto)
> Qing Ni - China (Universidade de Toronto)
> Pedro Henrique Alves Sobrinho - Brasil (Universidade Federal do Ceará/Universidade de Toronto)
> Thomas H. North - Canadá (Universidade de Toronto)
> Steven J. Thorpe - Canadá (Universidade de Toronto)