Aprovado programa que distribuirá bolsas para universitários cearenses de baixa renda

O estudante precisa ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quarta-feira (19) um projeto que propõe a criação de bolsas no valor de de R$ 937 para auxiliar universitários de baixa renda. O Programa Avance, lançado em maio pelo governador Camilo Santana, condederá o beneficio para ex-alunos da rede estadual durante os seis primeiros meses na universidade. 

A medida tem o objetivo de melhorar as condições de acessoao ensino superior pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUNI (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). No lançamento, o governador anunciou que seriam contemplados mil alunos no primeiro grupo.

Para participar, o estudante precisa ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública, ter obtido média igual ou superior a 560 pontos no Enem e ser beneficiário do Programa Bolsa Família. As inscrições para o programa ocorrerão por meio de edital que será divulgado pela Secretaria da Educação (Seduc). O Avance ainda vai exigir que os beneficiários terão que estar matriculados em uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), cursando, no mínimo, 80% das disciplinas do semestre, com frequência mensal de 75% em cada disciplina. Em caso de abandono do curso, o beneficio será automaticamente cancelado.