Utilização do 13º para quitar dívidas deve ser prioridade, orientam economistas

Esta sexta-feira (28) é dia de pagamento da primeira parcela do 13º salário. Ao contrário do que sugerem os especialistas, a maioria das pessoas costuma não poupar o dinheiro extra, acaba gastando com os presentes de fim de ano. 
 
Há também aqueles que receberam o dinheiro adiantado e já gastaram tudo. Enquanto muitos trabalhadores estão ansiosos pela primeira parcela, a professora Verônica Brito já gastou o adiantamento que recebeu no meio do ano, durante as festividades da região. 
 
"Os filhos querem roupas novas, querem ir para festas, também teve a Expocrato", explica a mulher. Agora o jeito é esperar pela segunda parcela. 
 
Por lei, o pagamento tem que ser feito até o dia 20 de dezembro. O dinheiro vai servir para pagar as contas, como aluguel e faculdade do filho, para começar 2015 sem sufoco. 
 
A utilização do 13º para quitar as dívidas deve ser mesmo prioridade, segundo a economista Laudeci Martins. "Se a família tem dívidas a quitar, não faz sentido ela usar esse dinheiro para novas aquisições", explica. 
 
Já para quem não tem dívidas a quitar, duas dicas devem ser levadas em consideração; a primeira é comprar os presentes de Natal à vista e garantir economia para o bolso. Mas o ideal mesmo seria engordar a poupança.