Termina hoje (30) o prazo para enviar declaração do Imposto de Renda

Saiba como funciona a multa para quem perder o prazo da declaração

Os contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda tem até às 23h59min59s desta segunda-feira (30) para realizar o processo. Quem não entregar a declaração neste período pagará multa que corresponde a 1% por mês de atraso, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido.
 
Segundo os dados mais recentes divulgados pela Receita Federal, até domingo (29), 24.895.403 contribuintes já tinham enviado a declaração, o  que equivalia a 87% do total
 
O prazo para a entrega da declaração começou no dia 1º de março. A declaração pode ser preenchida por meio do programa disponível no site da Receita Federal ou do aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos móveis.
 
Neste ano foram apresentadas mudanças da declaração do imposto de renda. A partir de agora, o programa irá pedir aos contribuintes mais dados sobre os seus bens declarados, como a matrícula e IPTU dos imóveis, além do número do Renavam de veículos. Esses dados são optativos neste ano, mas a partir de 2019 serão obrigatórios. 
 
Além disso, outra novidade é a inclusão do CPF de dependentes com idade a partir de 8 anos de idade. Até o ano passado, era obrigatório informar o CPF para dependentes a partir de 12 anos. Para 2019, a obrigatoriedade será para todos os dependentes, de qualquer idade.