Taxa de desemprego na capital e Região Metropolitana é a menor desde 2009

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) apresentou, nesta quarta-feira (27), dados da pesquisa emprego e desemprego nos últimos três meses em Fortaleza e Região Metropolitana. A taxa de desemprego é a menor desde 2009, e o setor de serviços foi o que mais impulsionou a geração de postos de trabalho.
 
A taxa de desemprego teve uma leve alteração subindo de 7,4% para 7,8%, mas ainda assim é a menor em cinco anos. Em junho, havia 144 mil desempregados na Região Metropolitana de Fortaleza, 8 mil a mais do que no mês anterior. Mas, se comparado a 2013 no mesmo período, não há motivo para pessimismo, pois a apuração mostra que os números de desemprego estão caindo ano a ano.
 
A pesquisa é feita com base em uma amostra domiciliar nos 13 municípios que compõem a área e os números são divulgados a cada três meses. Com relação aos dados relativos a maio, junho e julho de 2014, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Josbertine Clementino, pontuou alguns destaques na pesquisa que sofreram a influência da Copa do Mundo no Brasil.
 
*Com informações do repórter Ricardo Mota.