Tarifa branca de energia deve baratear conta; entenda nova modalidade

Aqueles que optarem pela adesão da tarifa devem ficar atentos a variação no custo

No dia 1º de janeiro de 2018 entra em vigor a tarifa branca de energia elétrica. O mecanismo traz economia para quem reduzir o uso em horários de pico (entre 19h e 21h). A adesão é opcional e pode ser feita mediante o contato com a concessionaria de energia, no caso do Ceará, a Enel. 
 
O coordenador de energia da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado (Arce), Eugênio Bittencourt, explica como se beneficiar aderindo a tarifa: "É aconselhado fazer um estudo prévio para verificar se vale a pena. Caso não consiga, pode retornar a tarifa convencional".
 
Inicialmente a medida vai atingir uma pequena parcela de consumidores, aqueles com média mensal de consumo a partir de 500 quilowatts-hora (KWH), como pequenos comércios e residências. A ampliação é gradual e estará disponível a qualquer perfil de consumo a partir de 2020
 
Após analisar o pedido, a empresa tem 30 dias para realizar a troca do medidor, que vai operar com três padrões diferentes de cobrança. Aqueles que optarem pela adesão da tarifa devem ficar atentos a variação no custo.
 
Padrões de cobrança da tarifa branca
 
Cobrança mais alta - horário de pico
  • Entre 19h e 21h
Cobrança média -  períodos intermediários
  • Das 18h às 19h
  • Das 21 h às 22h
Cobrança mais baixa
  • Fora do horário de pico
  • Feriados e fins de semana