Preços de passagens aéreas sobem até 35% após nova política de bagagens

A nova política de cobrança pelo despacho de bagagem não diminuiu o valor dos bilhetes aéreos, apontam levantamentos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a FGV, as passagens aéreas subiram 35,9% entre os meses de junho e julho de 2017, enquanto o IBGE aponta alta de 16,9% no mesmo período. 
 
Os dados coletados pelo IBGE e FGV são de passagens referentes ao turismo de lazer, cujas tarifas costumam ser mais baratas, pois são compradas com antecedência. Bilhetes corporativos comprados próximo da data de embarque não foram considerados pelos índices dos levantamentos. Agência Nacional de Aviação Civil disse que ainda é cedo pra fazer uma avaliação dos preços após a implantação da nova política de franquia de bagagem.
 
A Associação das Empresas Aéreas contestou o estudo divulgando um levantamento próprio feito em 21 rotas que indica redução de até 30% nos preços. Em 2016, quando a cobrança das bagagens despachadas foi anunciada, com a associaçã disse que haveria redução das tarifas. Confira na reportagem de Flávio Rovere para o Giro Pelas Ruas deste domingo (15).