Ponto facultativo deve ajudar o comércio no aniversário de Fortaleza

Segunda-feira é aniversário de Fortaleza. O Estado e o município decretaram ponto facultativo para os servidores que atuam na Capital. Já o comércio vai abrir normalmente
 
Para os empresários, essa pode ser uma boa oportunidade de faturar e recuperar os danos causados aos setor pelo excesso de feriados do ano.
 
O Centro da cidade recebe, em dias comuns, cerca de 350 mil pessoas. Aos sábados, esse número sobe para 420 mil pessoas. Em grandes datas comemorativas, chega a 600 mil.
 
O aniversário de Fortaleza não é feriado por lei municipal, mas servidores públicos municipais e estaduais vão ter ponto facultativo. Essa é uma notícia que o comércio encara com muito otimismo.
 
"Acreditemos que tenhamos uma venda melhor, em razão dos servidores públicos não estarem trabalhando, de forma tal que eles venham para o Centro e shopping para suas compras", afirma o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Assis Cavalcante.
 
Muitos feriados
 
2015 não é, definitivamente, um bom ano para o comércio com todos os seus 13 feriados em dias úteis; 4 já foram, faltam 9 e os prejuízos são significativos.
 
Só no Centro, para se ter uma ideia, existem 7.800 empresas. Cada uma delas chega a perder 5% de faturamento em dias de portas fechadas.
 
"Serão 7.800 empresas que estarão fechadas em cada feriado. Então você multiplicar isso por 5%, realmente, é um prejuízo enorme", salienta o presidente.
 
Para tentar driblar a baixa, os comerciantes têm que ser criativos.
 
"O que o lojista faz; nos dias de funcionamento após e após feriado, ele procura vender produtos de valor agregado. Ou então, campanhas internas na loja, promovendo produtos, fazendo com que diminua esse prejuízo de 5%, no dia do feriado", orienta Assis Cavalcante.