Lista de material escolar proibido é ampliada de 33 para 66 itens

As proibições na lista do material escolar para o próximo período letivo foi ampliada. Baseado na lei municipal 12.886/2013 que proíbe a escola de pedir material de uso coletivo dos alunos, os ítens passaram de 33 para 66.
 
Segundo a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o órgão de defesa estará realizando uma fiscalização mais reforçada no começo de 2015, justamente no período em que as vendas estão aquecidas.
 
"Se o pai constatar que há abusividade nos itens, ele deve pedir ao estabelecimento que os retire", ressalta a coordenadora.
 
Desafios
 
Materiais como massa de modelar, tintas em geral, fitas durex, palitos de picolé e artigos de escritório são apenas um dos exemplos do que não pode ser comprado pelos pais.
 
Para Luciana Damasceno, gerente de uma livraria no Centro de Fortaleza, a restrição de alguns materiais pode comprometer o desenvolvimento escolar dos alunos.
 
"Na fase infantil as crianças dependem muito de massinhas e gizes especiais para uma coordenação motora mais firme. Estamos muito preocupados de como isso será tratado dentro da sala de aula", ressalta Luciana.
 
*Com informações do repórter Ricardo Mota.