Imposto de Renda 2018: Confira dicas para não cair na malha fina

O contador Marcos Sá deu algumas dicas do que deve ser feito para tornar a prestação de conta mais tranquila e segura

Começou o período de declaração de imposto de renda e todo ano surgem dúvidas sobre o processo. O prazo para entrega termina em 30 de abril. É possível baixar o programa a partir do site da Receita Federal, porém antes disso, o contador Marcos Sá deu algumas dicas do que deve ser feito para tornar a prestação de conta mais tranquila e segura. 
 
O primeiro passo é escolher entre a declaração completa ou simplificada. Na primeira opção, é necessário apresentar comprovantes de todas as suas despesas dedutíveis. Porém, caso possua poucos gastos, a opção simplificada pode ser a melhor opção. Nela, não precisa apresentar as despesas dedutíveis. A Receita Federal utiliza um desconto padrão de 20% do seu rendimento bruto, limitado a R$ 16.754,34. Se as despesas forem superior a este valor, vale a pena migrar para o modelo completo.
 
É necessário também ficar atento as mudanças da declaração do imposto de renda. A partir deste ano, o programa irá pedir aos contribuintes mais dados sobre os seus bens declarados, como a matrícula e IPTU dos imóveis, além do número do Renavam de veículos. Esses dados são optativos neste ano, mas a partir de 2019 serão obrigatórios. 
 
Além disso, outra novidade é a inclusão do CPF de dependentes com idade a partir de 8 anos de idade. Até o ano passado, era obrigatório informar o CPF para dependentes a partir de 12 anos. Para 2019, a obrigatoriedade será para todos os dependentes, de qualquer idade.
 
Um dúvida comum entre os contribuintes é o que deduzir do imposto. Gastos com saúde, educação, e dependentes podem ser declarados. Itens como bens de consumo, gastos com alimentação, cursos de idiomas ficam de fora. É bom lembrar ainda que na hora de declarar os gastos, todos eles precisam de comprovação. Por isso, é necessário organizar todos os comprovantes fiscais antes de preencher os dados da declaração. 
 
Confira mais dicas na reportagem do Diário Regional.