Governo pode adotar “aumentos pontuais” de impostos, afirma ministro da Fazenda

Governo está focado no cumprimento da meta fiscal

O Governo Federal não descarta “aumentos pontuais” de tributos para equilibrar as contas públicas e garantir o cumprimento da metal fiscal, de acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O responsável pela área econômica do governo interino de Michel Temer (PMDB), entretanto, disse que ainda não definiu quais seriam os setores atingidos pela eventual elevação dos impostos.
 
Até o dia 31 de agosto, o governo deve analisar o crescimento das receitas públicas, previsto para ocorrer neste ano e em 2017, além do possível ingresso de recursos com privatizações, concessões e outorgas. “Vamos fazer a previsão e se necessário, sim, faremos aumentos pontuais, mas apenas se necessário, porque é possível que não seja necessário”, disse o ministro após participar de seminário na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), no centro da capital fluminense.
 
O ministro espera que a proposta de emenda à Constituição que cria um teto para os gastos públicos seja aprovada pelo Congresso ainda este ano e que a queda na arrecadação seja revertida nos próximos meses, para retomada do crescimento da economia. Meirelles destacou compromisso do governo com o cumprimento da meta de déficit de R$ 170,5 bilhões para este ano, mas disse que, se houver uma folga, a União poderá cobrir parte do deficit dos estados.
 
Com informações da Agência Brasil