Estourou o limite do cartão de crédito? Saiba como não acumular juros e sair do vermelho

A prática de pagar só o mínimo ou um valor entre o mínimo e o total da fatura do cartão de crédito pode acarretar em grandes prejuízos financeiros. Os juros do valor não pago, chamado de rotativo, o mesmo que fica para o mês seguinte, tem taxa de juros de 431,4% ao ano, é o que aponta o Banco Central.
 
Mardônio Andrade, assim como muita gente, gosta de comprar com cartão de crédito. Em um mês, a fatura veio muito alta e ele optou em pagar o mínimo, mas se arrependeu. "Me arrependi porque os juros são muito altos e eu já regularizei a situação, mas eu não pretendo mais utilizar o mínimo. A fatura aumentou cerca de R$ 500", explicou o publicitário. 
 
Dados mais recentes apontam que o rotativo, taxa de juros que é cobrada em cima do valor não pago do cartão de crédito, subiu mais de 16% de novembro a dezembro de 2015, quando atingiu 431,4% ao ano. O novo valor é a taxa mais alta já registrada na série histórica do Banco Central, iniciada em março de 2011. 
 
Mesmo diante desses dados, o uso do cartão não é algo tão ruim assim. Ele pode ser até um aliado, se for usado de maneira correta. "Para compras pelas internet, aquisição de passagens aéreas. Ele substitui o dinheiro em transações cotidianas e isso aumenta a segurança das pessoas por não precisarem trafegar com dinheiro e não serem vítimas de assaltos", explica Cláudio Leopoldino, Departamento de Administração da UFC. 
 
É importante ter atenção ao que você não vai fazer com o cartão de crédito. "Ele se torna ruim quando ele se aproxima do limite de possibilidade de consumo. Se você ganha um salário mínimo, você não pode gastar mais, nem que sejam apenas R$ 10 porque esse dinheiro vai fazer falta no mês seguinte", aconselha o especialista. 
 
Se você pretende reorganizar a situação financeira, Cláudio Leopoldino dá três dicas. "A primeira dica é você gastar menos do que ganha. A segunda dica é você fazer uma poupança ao longo do tempo. E a terceira dica, caso você não consiga, por alguma situação, arcar com seus compromissos, procure resolver a questão com a ajuda de um consultor. O próprio gerente do banco pode dar uma grande ajuda para você sair de qualquer situação financeira adversa", aponta.