Alguns consumidores cearenses foram surpreendidos com o recebimento de contas de energia elétrica zeradas. A novidade faz parte de uma medida adotada pela Enel, distribuidora de energia do Estado, a antiga Coelce, que fixou, desde dezembro de 2017, o valor mínimo da fatura de energia em R$ 40. Isso significa que se o consumidor não atingir pelo menos essa quantia no boleto em um determinado mês, a conta virá sem nenhum valor (R$ 0), e o preço que seria pago nesse momento é somado ao da conta do mês seguinte.
A mudança irá atingir 750 mil clientes no Estado, sendo 250 mil em Fortaleza. A quantidade de consumidores afetados representa cerca de 18,8% do total de clientes da Enel no Estado.
Como reverter
Se o consumidor não atingir o valor mínimo de R$ 40 e preferir realizar o pagamento da maneira convencional, é possível solicitar a reversão do faturamento.
De acordo com a Enel, basta entrar em contato com a companhia pelo telefone 0800 285 0196 ou presencialmente, em uma das lojas de atendimento.
Solicitação
A solicitação pelo faturamento convencional precisa ser feita pelo titular da conta ou representante legal. Em qualquer um dos dois casos, é preciso apresentar o número da unidade consumidora, documento de identificação, CPF e RG.