Consumidores no Cariri já começam pesquisa de preços para o Natal

Os últimos meses do ano estão chegando e com eles as comemorações natalinas e de Ano Novo. Consumidores de todo o Brasil saem aos supermercados para encontrar o melhor presente pelo preço mais acessível.
 
Na região do Cariri, os moradores já saíram à pesquisa dos preços, buscando evitar maiores dívidas no período final de 2014. A dona de casa Valdilene Morais acredita que ainda não é o momento para comprar os alimentos das ceias e diz que gosta de deixar as comprar "para a última hora".
 
Pagamentos
 
Para os endividados, a orientação muda. Uma alternativa é usar o 13º salário para quitar as contas, mas a principal orientação dos especialistas é planejar todas as compras, para que caibam dentro do orçamento familiar.
 
"As vezes as pessoas não planejam porque não têm um objetivo a alcançar, porque você vai poupar e viver em torno do objetivo", declara Shandra Aguiar, coordenadora do núcleo de Educação do Consumidor da Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
Gleidson Lourenço, vendedor, informa que com o final de ano as compras extras entram no saldo mensal e isso, caso não haja planejamento, pode ocasionar mais dívidas em janeiro, mês já apertado com pagamentos da escola, IPVA e demais impostos.
 
*Com informações da repórter Aline Menezes.