Ceará tem maior alta do Nordeste na conta de energia com reajuste de 13%

Após um mês com a bandeira tarifária verde, reajuste na conta de energia passa a ser válido a partir desta sexta (22)

A partir desta sexta-feira (22), os consumidores dos 184 municípios cearenses vão pagar mais caro pela conta de energia. Após um mês com a bandeira tarifária verde, a tarifa vai aumentar quase 13%, ídice muito acima da inflação. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também autorizou reajustes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (7,73%) e a Energisa, em Sergipe (5,24).
 
O novo aumento vai repor custos de 2015 que foi um ano de grande impacto nas contas de energia, segundo o presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis, ligada à Agência de Desenvolvimento Econômico, Jurandir Picanço. "A expectativa do reajuste seria em torno da inflação. O que ocorreu é que a Aneel considerou a revisão do ano passado como provisória e, ao refazer agora os números definitivos, ocorreu um aumento que deveria ser aplicado ano passado da ordem de 3,57%. Esse valor combinado com o reajuste deu o reajuste médio de 12,97%, expressivamente, acima da inflação", explicou. 
 
Para quem sente que o reajuste vai pesar no bolso, Jurandir dá algumas dicas para o consumo. "O mais importante para a redução do consumo é o hábito de desligar os equipamentos após utilizados, como os aparelhos de ar-condicionado e as lâmpadas também, por exemplo. A tecnologia avançando é possível que se use equipamentos com um rendimento muito maior. Por exemplo; aparelhos de ar-condicionado modernos consomem menos, cerca de 30% em relação aos aparelhos antigos", indica.