Brasil é um dos 5 maiores exportadores de tintas do mundo

Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) apontam para um mercado que, somente em 2014, foi responsável pela exportação de cerca de $ 164 milhões.
 
O Brasil é um dos 5 maiores mercados mundiais para tintas. E essa posição só foi alcançada graças aos investimentos feitos pelas indústrias do setor, que apostam em tecnologia de ponta para suprir o mercado de produtos cada vez mais competitivo. 
 
Os dados apontam também que os dez maiores fabricantes nacionais respondem por 75% do total das vendas. O processo de elaboração de tintas é rigoroso visando, sobretudo, a qualidade.
 
A verdade é que o brasileiro adora deixar seus ambientes coloridos. Que bom! Porque é exatamente isso que contribui para um avanço significativo no setor. E os números da Abrafati mostram essa realidade. 
 
Expectativa de crescimento
 
Em 2013, o volume produzido de tintas chegou a 1,426 bilhão de litros. No ano passado, o volume produzido foi de 1,397 bilhão de litros. Em relação ao faturamento da cadeia produtiva, houve um aumento de 2013 para 2014.
 
Em 2013, o faturamento das empresas fabricantes de tintas alcançou o montante de R$ 9,102 bilhões. Em 2014, pulou para R$ 9,589 bilhões e a expectativa é que 2015 seja um ano ainda melhor para os fabricantes. A previsão de crescimento é de 1%.