Apesar dos problemas, queixas formais sobre telefonia móvel são baixas

Não é difícil ter ou encontrar um amigo que tenha problemas com a rede de telefonia móvel, mas quando se trata desse assunto, o número de reclamações registradas ainda é baixo.
 
Para se ter uma ideia, do total de atendimentos efetuados este ano pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, apenas 6,18% estão relacionados a queixas com as operadoras de telefonia celular.
 
De acordo com o Procon Ceará, de 1º de janeiro até essa quarta-feira (27), foram realizados 17.593 atendimentos. Desses, 4.535 estão relacionados a problemas com serviços essenciais, como a telefonia celular, responsável por 1.027 atendimentos, ou seja: 6,18% do total.
 
A principal reclamação dos consumidores foi com relação à cobrança abusiva, com 540 queixas registradas. Dúvida sobre cobrança, reajuste e orçamento vem em seguida, com 160 atendimentos; 70 consumidores reclamaram de problemas como rescisão do contrato ou alteração unilateral.
 
A recusa injustificada em prestar o serviço (53), o não fornecimento do serviço (51) e o cancelamento (50) também foram motivo de insatisfação. 
 
Os consumidores ainda reclamaram de vício de qualidade (37), propaganda enganosa (34), serviço não concluído (16) ou problemas de acesso (16).