Zika vírus preocupa durante carnaval; dicas simples podem evitar a picada do mosquito

O Zika vírus tem se tornado uma preocupação cada vez maior na vida dos brasileiros. As autoridades estão alertas para as medidas necessárias a respeito do combate e prevenção da doença.
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) causou polêmica na última semana, sugerindo que os países afetados pelo vírus disponibilizem aconselhamento de saúde sexual e reprodutiva para mulheres e permitam o direito ao aborto, devido à confirmação da relaçao do vírus com a microcefalia.
 
Segundo o infectologista José Nivon, a doença pode ocorrer em qualquer idade gestacional, mas o período mais perigoso é entre 12 e 20 semanas de gravidez. "O cérebro pode nascer com alterações significativas e esse bebê ter retardo neuropsicomotor, bem como o cérebro não crescer adequadamente", diz o médico.
 
Apesar da tranmissão por vias sexuais ter sido confirmada, a maior preocupação e forma de transmissão ainda é pelo mosquito Aedes Aegypti.
 
Para quem vai curtir o Carnaval, os cuidados não podem ser esquecidos no meio da folia. O médico José Nivon chama atenção para algumas dicas simples de como evitar o mosquito. "Principalmente gestantes, usar bem o repelente; quando for sair, uso de roupas longas, manga comprida e calça jeans", alerta.