Vacinação de cães e gatos contra raiva acontece neste sábado (11) em Fortaleza; confira os postos Serão 114 pontos de vacinação em locais fixos espalhados pela cidade, além de equipes móveis em locais estratégicos

08/11/2017 - 14h48
a- a+


vacina

Terá início nesta sexta feira (10), a campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos. A abertura acontece às 8h, na Unidade de Vigilância de Zoonoses (CCZ), com um show de adestradores, desfile de animais, peça de teatro sobre a importância da vacina e os cuidados a serem adotados com os animais. 

Neste sábado (11), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá um dia “D” de vacinação antirrábica, com 114 pontos de vacinação em locais fixos espalhados pela cidade, além de equipes móveis em locais estratégicos, funcionando de 8h às 17h

A vacina é a única forma de garantir a proteção desses animais contra a raiva. A idade mínima para vacinação é de três meses, inclusive fêmeas prenhas ou em período de amamentação. Se o animal estiver doente, sendo medicado por antibiótico ou anti-inflamatório, não deverá receber o medicamento.

Confira os postos e minipostos da Campanha Antirrábica 2017

 

Medidas de segurança ao levar o animal para receber a vacina

O cão deve estar devidamente com guia e coleira, em caso de cão bravo deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas para evitar fugas.
 
Saiba mais
 
A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100% entre os animais. Os principais transmissores são os animais silvestres, que contaminam cachorros, gatos e humanos. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia. 
 
Serviço
Abertura da campanha de vacinação contra a raiva
Data: sexta-feira (10/11)
Horário: 8h
Local: Unidade de Vigilância de Zoonoses - Rua Betel, 2980 – Dendê (Por trás da UECE, no bairro Itaperi)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ciência e Saúde

Veja mais

Comentários

VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.