Universidade disponibiliza telescópio para público assistir eclipse lunar em Fortaleza

O fenômeno será o mais longo do século XXI

O Observatório da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC) abre as portas para o público, nesta sexta-feira (27), durante o eclipse lunar mais longo do século XXI. Com entrada gratuita, o equipamento colocará a disposição dos visitantes um telescópio newtoniano de 300 milímetros de abertura, onde será possível conferir cada fase do fenômeno.

O local espera receber 120 pessoas e planeja que, caso haja uma demanda maior, outros três telescópios serão disponibilizados para observação.

O espaço estará aberto a partir das 17h, mas a observação começará a partir das 18h e seguirá até as 20h. De acordo com o Observatório Nacional, a fase total do eclipse ocorrerá entre 16h30min e 18h13min. A partir dessa hora, a lua começará a sair da sombra mais escura, dando início ao eclipse parcial, que seguirá até as 19h19min. A fase penumbral do eclipse (quando a lua passa pela sombra mais clara) vai até as 20h29min.

Além do equipamento para observação, os visitantes ainda poderão se informar mais sobre o fenômeno. O público poderá compreender, por exemplo, porque a lua tenderá a ficar vermelha após o fim do eclipse.

Serviço
Observatório da Seara
Endereço: Rua Abdenago Rocha Lima, s/n
Horário: a partir das 17h