Unifor cria rebanho de cabras que vai gerar biomedicamento

Nasceu, no Ceará, o segundo clone transgênico de cabra da América Latina. A cabra desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Fortaleza (Unifor) representa um avanço no estudo da produção de medicamento para o tratamento da doença de Gaucher, um problema genético que afeta mais de 700 pessoas no Brasil.
 
Beta nasceu no último dia 12, produzida a partir de células de Gluca. Ou seja, ela é um clone de um clone. Ambas são geneticamente modificadas a fim de produzir o medicamento.
 
A doença de Gaucher é um problema genético que afeta mais de 700 pessoas no Brasil e representa um custo anual de R$ 140 milhões para o Ministério da Saúde.
 
Quem tem a patologia produz a glucocerebrosidade humana defeituosa, uma enzima que se torna incapaz de processar um tipo de lipídio no organismo
 
Mais de 20 pesquisadores estão envolvidos no trabalho, que tem como objetivo criar uma proteína chamada de "glucocerebrosidade humana". 
 
Os testes com o primeiro clone mostraram resultados além do esperado. A expecativa é de que num prazo de 5 a 10 anos o Brasil possa se tornar auto-suficiente na produção do medicamento.