Saiba quais são os efeitos nocivos causados pelo uso exagerado de agrotóxicos

A médica e pesquisadora Ada Pontes revela qual a relação entre o consumo da substância e algumas doenças, como puberdade precoce e má formação fetal

O Brasil é o 7º país que mais consome agrotóxicos no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Esse tipo de composto químico é utilizado para controlar a proliferação de pragas e pestes que causam danos às plantações, mas também é associado a inúmeros efeitos nocivos nos seres humanos. A médica e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ada Pontes Aguiar, esteve no programa João Inácio Show, deste domingo (22), para falar sobre o assunto e os efeitos das substâncias na população cearense.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Ministério da Saúde – Fundação Oswaldo Cruz, os agrotóxicos são associados com a causa de diversas doenças, como aumento da incidência de câncer, puberdade precoce e má formação fetal, que, como revela a Ada Ponte, já são registradas no Ceará, especificamente na Chapada do Apodi e nos municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré.

O excesso de agrotóxicos utilizado nas lavouras dessas regiões já se manifestam com resultados nocivos em famílias que trabalham nas plantações e que consomem delas. “Nas crianças que investigamos, três apresentavam desenvolvimento das mamas com aproximadamente um ano de idade e uma delas já possuía pelos pubianos”, informou a médica.

Ainda de acordo com a pesquisadora, o uso exacerbado dos produtos químicos também tem sido responsável pelo aumento da taxa de mortalidade de pessoas com câncer na região do Baixo Jaguaribe, principalmente em Limoeiro do Norte, Quixeré e Russas. Em comparação a outras 12 cidades cearense com atividade agroeconômica, o número de óbitos por doenças oncológicas é cerca de 38% maior nesses três municípios. Ata Pontes revela a possível causa desse fenômeno na região.

“Estudos feitos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Gestão de Recursos Hídricos no Ceará (Cogerh) comprovou que a água da região está contaminada por agrotóxico, tanto as superficiais, como as profundas”, explica a pesquisadora.

Veja a entrevista na íntegra no vídeo do João Inácio Show