Saiba como proteger os bichos que têm medo de rojões e fogos de artifício

Cachorros e gatos sempre tentam se proteger do barulho causado pelos fogos de artifício. Segundo pesquisas científicas, isso acontece porque a audição desses animais é mais aguçada do que a do ser humano.
 
Segundo o médico veterinário Maurício Nogueira, uma alternativa é oferecer um local que o bicho possa se refugiar. "Ter uma casinha que possa fechar, deixar mais escura e para abafar mais o som", orienta.
 
Quem mora em apartamento e não tem uma casinha para o animal, pode usar a caixa de transporte. Uma dica é colocar petiscos e outros objetos que agradem o bichinho de estimação, tornando o espaço confortável.
 
Outra opção é colocar algodão nos ouvidos para diminuir a intensidade do barulho. "Lembrando que é importante retirar depois, porque pode causar uma infecção", explica Maurício.
 
Audição aguçada
 
Segundo explica o médico veterinário, cães e gatos têm, em média, audição 4 vezes mais aguçada que o ser humano, por serem animais caçadores.
 
Os gatos não têm a audição tão apurada como os cães, mas ainda assim é preciso ter cuidados.
 
Maurício Nogueira explica que o dono de um bichano pode dar remédios fitoterápicos um dia antes das festas, deixando o animal mais tranquilo.