Prefeitura de Fortaleza e Estado garantem 80 novos leitos de UTI no Ceará

Em reunião realizada nessa terça-feira (03), na sede da Justiça Federal do Ceará, representantes da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Ceará e da União, em resposta a ação civil pública da Defensoria Pública da União, de dezembro de 2014, garantiu a criação de 80 leitos de UTI até o final de 2015 em todo o Estado, além da ampliação do Hospital da Mulher.
 
A audiência foi resultado de investigações da defensoria nos últimos dois anos, que identificou inúmeras denúncias de falta de leitos no Ceará, além de uma extensa fila de espera.
 
"Está um caos. Atualmente, pelo menos cinco pacientes estão na lista de espera. Muitas pessoas estão morrendo nos leitos do Ceará", declara o defensor público, Felipe Augusto.
 
No documento original, são requeridos a criação de 150 novos leitos de UTI para acabar com a fila de espera, porém, segundos as partes presentes no encontro, a quantidade de pacientes em espera é menor que a apresentada.
 
Promessas
 
Lilian Beltrão, técnica da Secretaria de Saúde do Estado, afirma que até o segundo semestre de 2015,  40 leitos do Hospital Regional de Quixeramobim começam a funcionar. Além deles, as reformas do Hospital das Clínicas e do Hospital Universitário Walter Cantídio aumentarão o número de vagas.
 
Mozart Rolim, gerente da Central de Regulação de Leitos de Fortaleza, afirmou que há estudos para novos leitos no Hospital da Mulher, passando de 6 para 20. Porém, requereu a inclusão do município de Caucaia no processo, haja vista, co-utilização dos leitos da Capital.
 
"Até o final de 2015 tem-se o compromisso de construir, pelo menos, 80 leitos. Resta analisar os dados apresentados para firmar algo que vincule todas as partes e antender a demanda da população", ressalta Felipe Augusto.