Postos de saúde ofertam vacinas contra HPV para meninos em Fortaleza

A vacina está disponível para garotos de 12 e 13 anos

O Calendário Nacional de Imunização para o ano de 2017 terá mudanças, conforme orientação do Ministério da Saúde. As mudanças ocorrem nas vacinas contra o Human Papiloma Virus (HPV) para meninos e na meningocócica C para adolescentes. As mudanças são adotadas desde o dia 1º de janeiro.
 
A vacina contra o HPV para os meninos está disponível para idades de 12 a 13 anos, com aplicação de duas doses em um intervalo de seis meses da primeira para a segunda. Já para as meninas, continua sendo ofertada na faixa etária de 9 anos. Entretanto, as meninas até 14 anos que ainda não receberam as doses também deverão ser vacinadas com o mesmo esquema de duas doses. As pessoas convivendo com HIV/Aids, na faixa etária de 9 a 26 anos (homens e mulheres), também poderão procurar os postos de saúde, em um esquema de três doses (zero, 2 e 6 meses).
 
A medida visa garantir uma prevenção para os meninos contra câncer de pênis e verrugas genitais, assegurando também a não transmissão do vírus causador dos cânceres de colo de útero e vulva entre as mulheres. A aplicação dessa vacina tem o objetivo de oferecer uma proteção ainda maior contra o câncer de boca e orofaringe.
 
A vacina meningocócica C será disponibilizada para ambos os sexos na faixa etária de 12 a 13 anos de idade, considerando um reforço na proteção desse grupo.
 
Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. A sala de imunização inicia suas atividades às 7h30 e encerra às 18h30, com o tempo necessário de 30 minutos para estabilizar a temperatura para aplicação e armazenar as vacinas.