Período de chuvas exige atenção especial com a saúde animal

Com a chegada das chuvas o aparecimento de doenças é comum. 
 
A alternância de temperatura contribui para os problemas respiratórios. Da mesma forma acontece com os animais. 
 
Os cachorros são os que mais sofrem com as mudanças repentinas de clima. No quadro Dia a Dia desta segunda-feira (09), vamos passar dicas sobre os cuidados necessários com o bichinhos. 
 
A prevenção, que começa em casa, ao tratamento com um médico veterinário, os donos devem estar atentos à saúde do animal. 
 
Em outubro do ano passado, a menina Maria Clara ganhou um companheiro inseparável; Rock, como é chamado o cachorro da raça golden retriever, chegou à família com 2 meses de vida.
 
Desde então, os cuidados com a saúde do bichinho de estimação são seguidos à risca. Alexandre Viana, dono do animal, diz que a primeira preocupação foi com as vacinas
 
A alimentação também é equilibrada. Já o banho acontece uma vez por semana. Mas com a chegada do verão e as chuvas irregulares em Fortaleza, os cuidados aumentaram.
 
"A gente, realmente, tem muito cuidado com a época da chuva por questão de gripe, problema de pele. Então, quando está chovendo, ele fica dentro de casa, não sai de casa. E, às vezes, quando a gente sai de casa, e ele se molha na área, assim que a gente chega em casa, a gente limpa, enxuga, passa o secador para que ele não seque naturalmente", explica o agente de viagens. 
 
Para manter o animalzinho sempre ativo e longe de doenças, é preciso seguir algumas regras. Nesta época do ano, quando há maior alternância entre chuva e sol, é muito comum o surgimento de virose e gripe animal. 
 
As condições climáticas desfavoráveis também podem agravar pneumonias e nos cães mais velhos, artrose. Por isso, os cuidados com os animais devem ser maiores. A prevenção sempre é o melhor caminho, como explica a médica veterinária Samila Albuquerque. 
 
"Manter sempre as vacinações em dia, nessa época do ano as viroses estão bem disseminadas. Manter os animais em locais aquecidos e arejados, ambientes secos e confortáveis", explica.
 
Muitos cuidados devem começar ainda dentro de casa. Em um primeiro passo, os passeios devem ser restringidos. Principalmente, se o dia for de chuva. "Ao chegar em casa, faça a higienização das patas; molhando ou lavando ou com panos umedecidos e também secar toda a pelagem que ficou umedecida com o passeio", informa Samila.