Hospital Universitário ultrapassa marca de 1 mil transplantes

Na manhã desta quarta-feira (20) foi realizado o milésimo terceiro transplante de fígado no Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza.
 
Ultrapassar a marca de número 1 mil credencia ainda mais a unidade como principal centro transplantador de destaque nacional. 
 
Quem recebeu um novo órgão comemora a chance de continuar vivendo. Mas na fila de espera, algumas pessoas ainda aguardam esse que é um gesto de amor e solidariedade.
 
Marcos Landim realizou um transplante de fígado há 5 anos e desde então leva uma vida completamente normal. "Hoje eu trabalho, trabalho dentro da minha profissão com toda disposição, sem nenhum problema. Tenho uma vida normal, tranquila, com alimentação normal, não sinto nada. Me sinto curado, como se o fígado fosse meu mesmo", relata o médico. 
 
Ele faz parte de um dos 1 mil transplantados que ganharam um novo fígado no hospital. Só em 2014 foram realizados 90 procedimentos.
 
O chefe do serviço de Transplantes do HUWC, Huygens Garcia, explica que o resultado é fruto de um forte investimento. "O apoio do Hospital Universitário Walter cantídio com apoio da Universidade do Ceará, tem investido em recursos humanos e equipamentos, tornando o hospital capaz de realizar, com excelente resultado, procedimentos de alta complexidade, como são os transplantes de órgãos", explica. 
 
* Com informações do repórter Ítalo Lima.