Filho doa 70% do fígado e pai alcança a cura da Hepatite B

E no momento em que surge essa atenção maior no combate às Hepatites, conheça uma história de alerta e, ao mesmo tempo, de amor, superação e fé, relacionada à doença e a como uma família superou a dificuldade.
 
Um jovem doou 70% do fígado para o pai, que dependia do órgão para conseguirar a cura da Hepatite B. A decisão do estudante foi apoiada pela família, que hoje comemora a saúde de pai e filho.
 
Em 2010, Luciano realizou exames de rotina que apontaram alterações no fígado. Por conta do dia a dia corrido, ele cometeu um erro grave, mas comum para muitas pessoas; ignorou o resultado e não retornou ao médico. 
 
Quase 3 anos depois, vieram mais sinais: membros inferiores incharam bastante. Foi quando resolveu voltar ao hospital. Mas já era "tarde". Ele foi diagnosticado com Hepatite B. Por ser silencioso, o vírus ocasionou ainda outros danos e Luciano teve cirrose e câncer. 
 
"Fomos passar o Natal e o Ano Novo fora de Fortaleza. Lá eu percebi que eu estava com algum problema sério, porque eu tomei uma champagne e a champagne voltou da boca e antes não voltava. Sem mesmo saber o que estava acontecendo, eu mesmo diagnostiquei que estava com um problema sério", relata. 
 
Depois de várias tentativas de tratamento que não deram certo, médicos do Ceará perceberam que a cura de Luciano só aconteceria por meio de transplante. Mas no caso dele, o doador teria que estar vivo. Foi aí que Fernando, filho de Luciano, resolveu salvar a vida do pai e doou 70% do fígado.
 
* Com informações do repórter Alan Lima.