Duas suspeitas de H1N1 são investigadas pela Secretaria de Saúde do Ceará

Em 2016, a doença matou 17 pessoas no Ceará. A campanha de vacinação contra a influenza só ocorre em abril, mas o aumento na incidência começou a ser observado a partir deste mês

A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) está investigando dois casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A suspeita é de que as infecções sejam causadas pelo vírus influenza A (H1N1). A Secretaria emitiu nota técnica para orientar profissionais de saúde sobre a identificação precoce da doença, que, em 2016, matou 17 pessoas no Estado. 

A Campanha de vacinação para prevenção da influenza ocorre em abril. Entretanto, no Ceará, o aumento na incidência começou a ser observado a partir deste mês

Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, já os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável por epidemias em uma região muito grande.

Números 

De acordo com o comunicado técnico, só no ano passado foram notificados 534 casos suspeitos da SRAG no Estado. Destes, 97 foram por Influenza e 33 por outros vírus respiratórios, acarretando na morte de 17 pessoas.

Prevenção

Como medidas preventivas, a Sesa indica que sempre ao tossir ou espirrar, que a pessoa tampe o nariz e a boca com um lenço ou papel. Além disso, é recomendado um reforço na higiene, pois a influenza é transmitida facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.