Cuidados básicos antes de entrar no mar podem evitar afogamentos

Um dos destinos preferidos dos fortalezenses para passar os feriados é a praia.
 
E nesta terça-feira (21) não foi diferente. Mas os banhistas devem ficar atentos na hora de entrar no mar, alguns cuidados são essenciais para evitar afogamentos e fazer da diversão um momento seguro.
 
Lotação no aterro da PI
 
A manhã desta terça (21) foi de lotação no aterro da Praia de Iracema; tanto fora, quanto dentro do mar. Raimundo veio com parentes do Interior do estado que estão de visita em sua casa.
 
Sem tempo para fazer o passeio em dias comuns, aproveitou o feriado para dar um bom mergulho, mas sempre na parte mais rasa. 
 
"O segredo é você não desafiar o mar. Manter sempre o padrão de segurança; com a água do joelho para baixo. Sempre tomo cuidado para não desafiar as águas porque elas são muito mais potentes do que a gente", explica. 
 
Em um trecho da praia da avenida Beira-Mar, é muito comum ver pessoas que praticam natação. Eles ficam longe da praia; mar a dentro. 
 
Ivan é um deles e diz que o tempo de experiência dá mais segurança à pratica. Ainda assim, usa equipamentos próprios e toma outros cuidados. E aconselha que quem não conhecer a área, não deve entrar na água. 
 
"Os cuidados são fazer um aquecimento e um alongamento antes de entrar no mar. Depois verificar as odnas mais fortes, deixá-las passar e entrar quando elas estiverem mais leve", indica o farmacêutico.