Crato continua com vacinação contra sarampo até próxima sexta (25)

As crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba e faz parte do calendário básico da vacinação

Segue até próxima sexta (25) a campanha de vacinação contra o sarampo, no Crato.
 
O município está dentro dos 158 que não precisaram ser incluídos na campanha para enfrentamento do surto de sarampo no Ceará, iniciada no dia 27 de janeiro, e seguindo as instruções do Ministério da Saúde participará dessa nova campanha.
 
A meta é imunizar 8.971 crianças, mas até agora apenas 50% delas foram vacinadas contra a doença.
 
Em busca da meta
 
O sarampo é uma doença viral transmitida através do contato com pessoas infectadas, podendo atingir pessoas de qualquer idade, principalmente crianças com menos de 5 anos.
 
Segundo Gabriela Alencar, coordenadora de imunização, a vacinação é rápida e pode ser realizada no posto de saúde mais próximo de casa.
 
"Estamos fazendo uma solicitação para que todos os pais tragam seus filhos aos postos e até sexta queremos bater essa meta", informa.
 
Ela também indica os principais sintomas da doença: "Pintinhas pelo corpo, nas mucosas orais e nasais, acompanhado de febre".
 
Mães atentas
 
Nayara Oliveira é mãe de primeira viagem e ainda não se acostumou com as frequentes campanhas de vacinação.
 
Segundo ela, caso a agente de saúde não tivesse avisado sobre o prazo para imunizar a pequena Elizabeth, de 10 meses, contra o sarampo, a mamãe teria perdido o prazo.
 
"Para ela que é pequenininha é boa a proteção", afirma a mãe.
 
Edilânea dos Santos também correu o mesmo risco. A dona de casa trouxe o casal de gêmeos para atualizar o cartão vacinal e aproveitou para participar da campanha.
 
"O bom é vacinar e não correr risco de pegar sarampo", finaliza a mãe.
 
*Com informações da repórter Lorena Tavares.