Controle da pressão arterial ajuda a combater o AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte no mundo. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em 2012, mais de 6 milhões de pessoas foram vítimas da doença. 
 
Os médicos fazem um alerta: o problema pode ser evitado se o paciente controlar a pressão. Para isso, basta tentar levar uma vida mais saudável.
 
A correria do dia a dia, o trabalho intenso, pouco tempo de lazer e o sono conturbado acabam ocasionando o estresse, que junto com o tabagismo e a ansiedade são alguns dos fatores de risco para uma possível doença neurológica.
 
A modelista Maria Souza levava uma vida desregrada não cuidava da hipertensão e sempre exagerava no sal na hora das refeições. O descuido acabou gerando um AVC hemorrágico; ela chegou na emergência com muita dor de cabeça, tontura e perda na visão, sintomas mais comuns da doença. 
 
"Senti uma dor de cabeça muito forte, com a vista turva, sem ver coisa com coisa. Sem conseguir enxergar onde eu tava", relata. 
 
Depois do susto, Maria disse que vai levar uma vida mais saudável. "Eu comia muito sal. O que causou a doença foi isso; o cuidado que eu não tinha comigo. Agora vou mudar totalmente o meu estilo de vida. O que o médico mandar eu fazer, eu vou fazer, porque eu não quero mais passar por isso, eu quero é viver", afirma. 
 
* Com informações da repórter Branca Sobreira.