Contemplar a grandeza do universo pode fazer de você um ser humano melhor

Você já tentou viver a semana corrida e de repente, como um movimento involutário, olhar para um céu repleto de estrelas? Se sim, mantenha a calma, pois sentir-se pequeno em relação as dimensões do cosmos pode estar transformando você em uma pessoa melhor.
 
Em inglês, esse sentimento de deslubramento diante da imensidão do exterior é conhecido como awe. De acordo com pesquisas do American Psychological Association, aquele que é tomado pelo sentimento com frequência tem um ganho em educaçãogenerosidade e solidariedade
 
Como diria o físico e divulgador científico Carl Sagan, “Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta", que afinal, é um ponto que vai diminuindo toda vez que aumentamos a escala cósmica e tentamos sair de nossa galáxia e desbravar locais além da imaginação.
 
Tendências
 
As hipóteses foram construídas a partir de análises do psicologo Paul Piff e sua equipe, que submetaram voluntários a diversas imagens de natureza e do planeta Terra e, em seguida, fazer perguntas que medissem o comportamento ético e a generosidade dos participantes. 
 
Ao diminuir a ênfase no próprio ego, a sensação de awe encoraja as pessoas a abrir mão do interesse próprio em nome do bem estar dos outros, uma sensação posítiva que tem a tendência a se espalhar naturalmente pela sociedade.
 
“Quando as pessoas vivenciam o awe, elas realmente querem compartilhar aquela experiência com outras pessoas, sugerindo que o sentimento tem um componente particularmente viral”.
 
Com informações de Smithsonian Mag e Galileu.