Confira 5 alternativas naturais para substituir o açúcar refinado

Ele é branquinho e tem o poder de adoçar o paladar.  Por ser consumido em excesso, o açúcar refinado tem se tornado um vilão da alimentação saudável.   
 
Mas o que torna o consumo do açúcar branco nocivo à saúde? Para esclarecer sobre o assunto, o Portal da TV Diário conversou com a nutricionista Mirella Freire. "O fato do açúcar refinado ser totalmente processado, faz dele uma das piores opções na hora de adoçar algumas preparações, inclusive a cor branquinha é conseguida através do uso de clarificantes". Isso quer dizer que ele passa por processos químicos que alteram sua cor e sabor, além de ocasionar a perda dos nutrientes. 
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão diária de açúcar para adultos e crianças não ultrapasse 50 gramas por dia. Só para se ter ideia, uma lata de refrigerante contém 40 gramas de açúcar, o equivalente a 80% da recomendação diária estabelecida. 
 
Além de contribuir para o aumento do peso, o consumo em excesso do açúcar está relacionado a alguns problemas de saúde. "A principal delas seria a resistência à insulina que é o início da diabetes tipo 2, mas outros distúrbios metabólicos que podem estar associados ao consumo excessivo de açúcar são: triglicerídeos aumentados, hipercolesterolemia, disbiose intestinal, distúrbios de ansiedade, hiperatividade e enxaqueca. " explica a nutricionista.  
 
Mas não precisar se desesperar, caso não tenha algum tipo de restrição no consumo do açúcar, não precisa eliminá-lo completamente do dia-a-dia. Pessoas saudáveis e ativas podem consumir de forma moderada, sem causar prejuízos à saúde. 
 
Para quem busca essa reeducação alimentar, a nutricionista Mirella Freire dá uma dica. "Comece reduzindo a quantidade aos poucos e acostume-se a sentir o sabor natural dos alimentos, aos poucos o paladar vai acostumando e é possível reduzir bastante." 
 
A colunista da revista Saúde Fortaleza e fisioterapeuta Healthy LifeStyle, Lu Lopes, de 43 anos, é adepta a essa educação alimentar e conta que não sentiu dificuldades. "Comecei a estudar, informar-me sobre o mal que o açúcar faz ao nosso corpo, e percebi que não tem necessidade de usá-lo, que é uma questão de paladar apenas".  
 
Lu revela ainda os resultados sentidos após a mudança de hábito: "Para mim que amo treinar e que tenho um estilo de vida bem regrado, foi de suma importância. O açúcar além de fazer mal em termos de taxas de exames de sangue, deixa você mais “preguiçoso”, ao meu ver. E no aspecto fitness, estética, a pele, celulites, enfim, a apetência sem dúvida é notória." 
 
Existem alternativas mais naturais para manter a saúde em dia sem precisar tirar o doce da alimentação. Pensando nisso, o Portal da TV Diário preparou uma lista com alguns substitutos do açúcar refinado.