Com 9 municípios em surto, casos de sarampo preocupam

De acordo com o boletim epidemiólogico da Secretaria de Saúde do Estado, 9 municípios apresentaram surto de sarampo em 2015,  grande parte está na Região Metropolitana, incluindo Fortaleza.
 
86 casos foram confirmados no Estado, na faixa etária de 5 a 29 anos de idade (55%). 51 casos ainda estão sendo investigados, com mais da metade na Capital e em Caucaia.
 
"Temos um público ainda vulnerável nessa faixa etária e a vacinação é a melhor maneira de alcançar essa população", afirma a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
 
Sobre as ações tomadas após notificações de sarampo, a coordenadora afirma que o raio sanitário passa pelos contatos do doente, de 6 dias anteriores ao caso e de 30 dias posteriores. Após isso, a vacinação pode chegar a nove quarteirões de onde o caso foi registrado.
 
No sábado (28) está marcado na Capital e em Caucaia um Dia D de vacinação. Até o dia 18/04, a campanha contra sarampo em Fortaleza será intesificada, atendendo o público mais vulnerável, pessoas de 5 a 29 anos. A expectativa é alcançar mais de 1 milhão de imunizações.
 
*Com informações do repórter Flávio Rovere.