Chikungunya afeta todos os bairros de Fortaleza, atesta boletim

Os dados geram um alerta quanto às perspectivas para próxima quadra chuvosa

A Prefeitura Municipal de Fortaleza divulgou o Boletim Semanal da Chikungunya que atestou a presença do vírus causador da febre chikungunya em todos os bairros da Capital. Somente no primeiro semestre deste ano, foram confirmados mais de 52 mil casos da doença, número 296,29% maior que os confirmados em todo o ano de 2016. Os dados geram um alerta quanto às perspectivas para próxima quadra chuvosa.

Até setembro, a doença fez 81 vítimas na capital cearense. A população acima de 70 anos é a mais afetada, contabilizando um percentual de quase 80% do total. 

Em Fortaleza, 88 bairros tiveram 12% do total de moradores infectados pela doença, e o restante registraram algum caso. Ao todo, foram contabilizados 52.083 novos casos confirmados que, somados ao número de infectados em 2016, resultam em 69.661 pessoas já infectadas.

A população que foi afetada já se torna imune, segundo Nélio Morais, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, o titular da Coordenadoria de Vigilância em Saúde ainda acrescenta que a incidência tende a se regularizar.