Ceará vive a 2ª maior epidemia de dengue da história do Estado

Alerta - O Ceará vive a 2ª maior epidemia de dengue da história.
 
A capital Fortaleza ocupa a 4ª posição em registros da doença. Até agosto, o número de casos é 400% maior que no mesmo período do ano passado. E, mais uma vez, as autoridades de saúde ressaltam a importância de cada cidadão fazer a sua parte no combate aos focos do mosquito transmissor. 
 
"Nós temos que colher o que nós captamos de aprendizado em 2015 e trabalhar intensamente em 2016. 2015 já encerrou para a dengue, então, temos que organizar a casa em termos de serviço público, melhorar onde falhamos e a população também, porque cerca de 80% dos focos de dengue, ainda estão dentro da casa do cidadão", explicou Nélio Moraes, gerente da Célula de Vigilância.
 
Até agosto deste ano, foram registrados 944,9 casos para cada 100 mil habitantes. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 400%. A Capital cearense só fica atrás de Campinas, Goiânia e Guarulhos.
 
De acordo com Nélio, o aumento assustador não foi causado apenas pela mudança climática. "A questão climática é um fator preponderante porque quando há a combinação de chuva, calor e umidade, torna-se mais precoce o cliclo reprodutor do vetor. A tendência dele aumentar progressivamente é muito maior. Consequentemente, os riscos de transmissão se tornam bem maiores", afirmou Nélio Moraes.