Ceará tem mais um caso suspeito da 'doença da urina preta'; já é o 4º no Estado

Secretaria de Saúde do Estado do Ceará disse que recebeu amostras dos pacientes e está investigando casos

*Atualizada às 13h49 de 13/01/2017

A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará confirmou, nesta quinta-feira (12), que suspeita de três casos da "doença da urina preta" no Estado. De acordo com a nota técnica do órgão, os casos estão em investigação pela equipe da Secretaria Estadual e também pela Secretaria Municipal de Fortaleza. Foram coletadas amostras dos pacientes para diagnóstico laboratorial, que ainda estão sob análise.

Os três primeiros suspeitos tiveram contato com pessoas que estiveram na Bahia, informou a Secretaria. Caso sejam confirmados os casos, serão os primeiros da doença fora da Bahia. Na manhã desta sexta-feira (13), de acordo com Érico, surgiu mais um caso de suspeita da doença na Capital. O paciente seria um homem, jovem e apresentaria os dois principais sintomas: dores musculares e urina escura. "É provável que ainda tenhamos mais casos", alertou o infectologista.

Até o momento, não foi identificado a origem da patologia, mas segundo o infectologista Érico Arruda, ela pode nascer de duas hipóteses. "Há duas linhas de investigações: uma procurando alguma toxina que possa ter sido ingerida por meio do consumo de frutos do mar e a outra busca por um patógeno, uma bactéria ou um vírus, causador. Está mais para o segundo. Mas já existem descrições de casos semelhantes no mundo com as duas hipóteses", esclareceu o médico.

 

Os pacientes apresentaram os sintomas mais frequentes, observados nos 52 casos registrados na Bahia desde meados de dezembro: dores musculares, principalmente na região cervical, membros inferiores e superiores, urina com uma cor diferente (geralmente escura) e alteração nas funções dos rins
 
De acordo com a nota técnica, os casos estão devidamente em investigação pela equipe da secretaria e
 
Nos boletins divulgados, a doença é tratada como "mialgia [dor] aguda a esclarecer". De acordo com um infectologista que acompanhou diversos casos em Salvador, é como se o indivíduo tivesse feito uma maratona em poucos segundos.

Até agora, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, duas mortes foram confirmadas: um homem que apresentava os sintomas faleceu no dia 31 de dezembro, no município de Vera Cruz. A vítima, no entanto, tinha outros problemas de saúde, como hipertensão, além de idade avançada. A outra morte não teve os detalhes divulgados, mas aconteceu na capital Salvador.