Camilo Santana pedirá mais verbas federais para caos na saúde cearense

A visita surpresa do governador Camilo Santana ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), nessa quinta-feira (14), repercute na política cearense e nacional.
 
Segundo pacientes que aguardavam na recepção do hospital, algumas pessoas foram escondidas para disfarçar o caos na unidade.
 
"Você não tem noção da quantidade de pessoas que tinha aqui", ressalta a promotora de vendas Jannié Silva.
 
Mais recursos
 
Segundo o governador foi verificado as deficiências da unidade denunciadas nas últimas semanas, como falta de medicamentos e materiais, porém negou a maquiagem na superlotação.
 
Camilo visitou toda área de medicamentos e, segundo ele, poucos itens estariam faltando na unidade e aguardando o abastecimento dos laboratórios fornecedores.
 
Os investimentos na saúde em 2015, segundo Camilo, já ultrapassam os R$ 250 milhões, 17% do tesouro estadual.
 
Ainda na tarde de quinta, foi solicitada ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, o agendamento de uma audiência com a presidente Dilma Rousseff sobre a Saúde no Estado. 
 
De acordo com o gestor, atualmente, 80% dos gastos públicos com a Saúde são pagos pelo Estado e apenas 20% pela União, enquanto que, há 8 anos atrás o repasse estava em 50%.
 
"O Estado do Ceará está fazendo um esforço enorme. Falta mais recursos para a saúde pública estadual", destaca.
 
Culpa da oposição
 
Em resposta as declarações do governador Camilo Santana, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, declarou em coletiva nessa quinta-feira (14), que a principal culpa seria da oposição tucana na Assembléia Legislativa.
 
"O Governo do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza os municípios do Ceará têm todas as condições para organizar o atendimento da saúde", ressalta.
 
O ministro complmenta que o repasse da saúde para os governos estaduais e municipais não estão atrasados.